A importância de certificações internacionais para seu currículo

23 de janeiro de 2020

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Ferramentas Tecnológicas

Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, saia na frente com o curso Microsoft Certified Educator.

Não há dúvidas de que utilizar a tecnologia como aliada da educação traz resultados muito mais significativos que o modelo tradicional de ensino. Todos os dias vemos os professores realizarem trabalhos incríveis com seus alunos utilizando alguma ferramenta tecnológica. Um exemplo são as alunas do Colégio Paraíso que utilizaram um robô com reconhecimento facial para ajudar a melhorar a autoestima de crianças no tratamento de câncer ou os alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro que usam os recursos do Office 365 para falar sobre os objetivos de sustentabilidade da ONU e assim conscientizar a escola inteira sobre o tema.

Nada disso seria possível sem a tecnologia. A transformação da sala de aula e do papel do professor mudou muito e trouxe mais possibilidades para a profissão. De acordo com Marcelo Veras, presidente do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, a tecnologia possibilitará uma valorização inédita do trabalho do docente. “O educador voltaria a ser um condutor do processo de aprendizado e deixaria gradualmente de atuar como transmissor de conhecimento”, afirma.

 

Certificação MCE com a Trivium

Como parte da nossa missão de capacitar todas as pessoas para alcançarem mais, temos à disposição algumas plataformas para a realização de cursos de capacitação, como a Comunidade de Educadores, o Microsoft Learn, o Azure Dev Tools for Teaching e o Microsoft Certified Educator. Hoje vamos falar especificamente da certificação MCE.

Para você, professor que tem vontade de começar a utilizar essas ferramentas na sua sala de aula, essa é uma ótima maneira de obter conhecimento.  O objetivo da certificação Microsoft Certified Educator (MCE) é atestar que os educadores possuem as competências e o conhecimento tecnológico, como educadores globais, necessários para proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado rica e personalizada. Separamos abaixo três depoimentos professores que já obtiveram esse recurso e sua opinião sobre ele.

 

Professora Adriana Rodrigues, do Colégio Magno: “A certificação me ajudou a identificar, de forma mais ampla e precisa, as minhas práticas docentes, nas quais o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração e a criatividade se baseiam na aprendizagem do século XXI. Há tempos faço uso dessas práticas docentes no Colégio Magno, porém hoje consigo identificar a aplicação dos modelos de ensino e seus níveis, fazendo com que eu possa, por meio das tabelas avaliativas, caracterizar minhas práticas docentes com mais fundamento e aperfeiçoá-las dentro do projeto de ensino e aprendizagem inovadora do Colégio Magno”.

Professora Samantha Berredo: “Esse ano passei por um processo seletivo para uma escola de idiomas e o fato de ter uma certificação MCE fez toda a diferença. Inclusive foi um dos comentários do recrutador: ‘Um profissional com esse conhecimento já é um ponto positivo. Quando contratamos alguém sem esse conhecimento, a adaptação é mais difícil’”.

Danielle Lima, professora da Escola Caminho aberto (CAMB), Formadora na Redesenho Educacional e MIE Fellow: Consegui minha certificação durante o Education Exchange 2019, que aconteceu em Paris. O MCE é especial para mim não apenas por fazer parte da minha história no E2, mas principalmente por se basear em um dos melhores cursos da Comunidade de Educadores da Microsoft, o Design de Aprendizagem do Século XXI, que muito contribuiu para minha formação ao abordar a avaliação com rubricas, o que mudou minha prática. Recomendo o curso e a certificação, um diferencial no meu currículo profissional.

 

Como obter a certificação?

Para você que se interessou pela certificação e deseja começar agora mesmo o processo de transformação do currículo, nosso parceiro Trivium é um centro certificador oficial que capacita escolas e professores no processo de adoção dessas tecnologias educacionais e também oferece assessoria para as instituições de ensino que queiram adotar nossos programas. Além disso, é possível realizar individualmente as provas para quem mora em São Paulo, capital. Consulte mais informações: (011) 3372-1715 / contato@trivium.com.br

 

 

Últimos posts