Encurte as distâncias da sala de aula e leve seus alunos para conhecer outras culturas

01 de novembro de 2019

Postado por Microsoft Educação em Notícias Educação, Tecnologia da Educação

Por Josane Batalha e Samatha Berredo, Skype Master Teachers

O uso da internet vem oferecendo uma série de ferramentas e possibilidades que podem ser utilizadas nas diferentes modalidades de ensino, seja a distância ou presencial. Assim, os meios ou artefatos tecnológicos são recursos que possibilitam a intermediação entre professores e alunos em diferentes lugares do planeta com desafios e inovações de grande relevância social, como o uso do Skype em uma aula interdisciplinar.

O Skype abre muitas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem. É preciso que se tenha coragem de ousar e tornar uma prática efetiva dentro dos ambientes educacionais. Para quem não está familiarizado, essa ferramenta é um espaço de criação, troca e construção de conhecimentos, informações e comunicação, mas o principal é encurtar distâncias.

A Comunidade de Educadores da Microsoft tem uma página dedicada a isso, onde é possível aprender mais sobre um tópico ou assunto específico e colaborar com outra sala de aula pelo mundo. Ao utilizar essa opção, você terá acesso a milhares de professores que estão utilizando a ferramenta para quebrar as barreiras da sala de aula e, assim, inspirar a próxima geração de cidadãos globais por meio do ensino transformacional.

Outra sugestão bacana é realizar excursões virtuais. Imagine visitar museus, parques e até escavações arqueológicas, levando seus alunos a uma aventura sem sair da sala de aula? Existem especialistas de campo por todo o mundo! Por exemplo, todo ano a comunidade realiza o Dia da Leitura em voz alta, e este ano a convidada foi Cressida Cowell (escritora de Como treinar seu dragão), que falou sobre a importância da leitura e deu dicas de como começar a escrever seu próprio livro. Você também pode convidar especialistas para falar sobre temas específicos. Em uma aula sobre sustentabilidade, por exemplo, convide um palestrante e converse sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.

Além das opções existentes na comunidade, você também pode criar as suas. Professores ao redor do mundo compartilham ideias para colaboração entre seus alunos para melhor desenvolvimento deles. Se você teve uma ideia de projeto e deseja realizá-lo com uma turma em outro país ou até mesmo no Brasil, compartilhe a atividade com outros professores e você, com certeza, encontrará alguém para ajudar.

Brincadeiras simples, como o Skype Mistério e suas versões (Número misterioso, Bioma misterioso, Animal misterioso ou o que sua imaginação criar), ajudam os alunos a desenvolver habilidades com o mapa, conhecimento de mundo e pensamento crítico, além de transformarem o engajamento dos estudantes e seu protagonismo.

 

Programa Skype Master Teacher

O programa Skype Master Teacher reconhece educadores que usam o Skype ativamente na sala de aula e aqueles que trazem inovação na educação com o uso dessa ferramenta. Esse projeto tem como objetivo motivar a educação global e o aprendizado por meio da quebra das limitações físicas do ambiente escolar, para trazer o mundo e fazer com que o ensino seja mais significativo para os alunos. Assim, permitiremos que jovens participem da formação de um mundo melhor e mais compartilhado.

O programa Skype Master Teacher oferece as seguintes oportunidades:

  • Colaborar com educadores de todo o mundo.
  • Compartilhar sua paixão pelo aprendizado global com educadores e colegas que têm as mesmas opiniões, tomadores de decisão, por meio das redes sociais, blogs, etc.
  • Apresentar o Skype na Sala de Aula e demonstrar suas aplicações em eventos, treinamentos, conferências por todo o mundo.
  • Participar e apresentar suas atividades no Skype em webinars.

Aproveite que o Microsoft Global Learning Connection, antigo Skype-a-Thon, está chegando para fazer suas primeiras viagens!

Façam como nós e se juntem ao programa também!

Últimos posts